Horário de funcionamento:
segunda à sexta das 7h às 19h
e sábado das 7h às 12h
R. Casemiro de Abreu, 192 - Centro, Novo Hamburgo

Busque por palavra-chave:

Veja as novidades sobre medicina:

25 abr., 2023
A Ecografia de Ombro está indicada nos casos de dores nessa região, que podem ter múltiplas causas, como lesões do manguito rotator (grupo de músculos importantes na região do ombro), ruptura dos tendões, bursite, tendinite, entre outras doenças. O ombro é formado por quatro músculos e quatro tendões e todos são analisados durante a realização do exame. Durante a avaliação, o paciente permanece sentado e pode ser solicitado que mexa os braços, permitindo assim a visualização de todas as estruturas do ombro. O médico utiliza um pequeno aparelho que, por meio de ondas sonoras, sem aplicação de radiação, analisa as possíveis lesões no local. O Centroeco realiza esse exame.
04 abr., 2023
Na Ecografia Obstétrica Morfológica analisa-se com profundidade feto, placenta e líquido amniótico. O exame fornece informações essenciais como crescimento do feto, posição, peso, volume de líquido e implantação da placenta. Também confirma a idade gestacional, avalia o tamanho do bebê, monitora os batimentos cardíacos e identifica possíveis malformações do feto. Revela também o sexo do bebê. Este exame é feito entre 18 e 24 semanas, preferencialmente com 22 semanas. É realizado com a paciente deitada de barriga para cima e o médico responsável pelo exame coloca um gel na área a ser analisada para deslizar com facilidade o transdutor, que é capaz de captar as imagens necessária s.
21 mar., 2023
O principal exame para rastreamento do câncer de mama é a Mamografia, que ajuda a identificar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado e se tornar palpável. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que mulheres a partir de 40 anos realizem a Mamografia anualmente. Entretanto, quem tem casos de câncer de mama na família precisa começar com essa rotina ainda aos 35 anos. O Outubro Rosa é o mês de combate ao câncer de mama. Faça a sua parte, previna-se!
14 fev., 2023
Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste. A Ecografia Arterial de Perna é um exame simples que não exige nenhum tipo de recomendação prévia para realizá-lo e que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (veias e artérias). O exame é utilizado no diagnóstico das seguintes situações: • Varizes • Tromboses venosas • Aneurismas • Doença arterial obstrutiva periférica (membros inferiores) • Doença carotídea (estudo de AVC).
03 fev., 2023
A Ressonância Magnética fornece uma extensa gama de exames, de alto desempenho e acurácia diagnóstica do corpo humano, utilizado para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. É considerado um dos exames mais realizados no mundo, tem sido indicado por diferentes especialidades médicas e realizado em pacientes de todas as idades, inclusive nos bebês. A Ressonância Magnética pode diagnosticar, entre outras coisas, esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções. Ao contrário da radiografia e tomografia computadorizada, a Ressonância Magnética não utiliza componentes radioativos. 
18 mai., 2021
A osteoporose é uma doença metabólica, desenvolvida por fator genético, hábitos, entre outros fatores. Atingindo principalmente mulheres após a menopausa, é uma doença silenciosa que no estágio avançado pode causar fraturas, principalmente no punho, coluna e bacia. Como qualquer outro tecido do corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo – em alguns casos pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas. A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos da coluna lombar, da região próxima ao fêmur e do terço distal do rádio. Essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos que são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até 10 vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. É um teste rápido (dura cerca de cinco minutos) e indolor. 
17 mai., 2021
A Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, entre eles: ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas, em fase de reprodução, são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens de todas as idades também, possam ser afetados. Sintomas: Os sinais da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais de sangue para que seja confirmado o diagnóstico de anemia ferropriva. Os principais sintomas são: cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição etc. Consequências: A anemia ferropriva traz vários efeitos adversos, como: diminuição da produtividade, da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes. Fontes de ferro: O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros, como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; e as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo.
04 mar., 2021
O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, segundo reforçam o Ministério da Saúde e a OMS. Mas ressaltam, também, a importância de se usar a máscara corretamente e manter as outras recomendações de higiene, como lavar as mãos e evitar levá-las ao rosto. As chances de contágio da doença entre duas pessoas que conversam sem máscara são de risco muito alto. Acima veja as ilustrações que mostram as chances de contágio entre duas pessoas que conversam
Share by: