Horário de funcionamento:
segunda à sexta das 7h às 19h
e sábado das 7h às 12h
R. Casemiro de Abreu, 192 - Centro, Novo Hamburgo

Busque por palavra-chave:

Veja as novidades sobre conscientização:

17 mai., 2023
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, e pode levar a problemas de saúde graves se não for tratada adequadamente. Neste texto, discutiremos as causas, diagnóstico e prevenção da hipertensão. As causas da hipertensão podem variar de pessoa para pessoa, mas algumas das principais causas incluem idade, estilo de vida pouco saudável, história familiar de hipertensão, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Algumas condições de saúde subjacentes, como doença renal, diabetes e apneia do sono, também podem aumentar o risco de hipertensão. É importante notar que, em muitos casos, a hipertensão é uma condição crônica e pode precisar de tratamento ao longo da vida. O diagnóstico da hipertensão envolve medir a pressão arterial em consultório médico ou em casa. Para medir a pressão arterial, um aparelho chamado esfigmomanômetro é usado para medir a pressão arterial sistólica e diastólica. O diagnóstico de hipertensão é confirmado quando a pressão arterial é medida em três ou mais ocasiões diferentes e os resultados são consistentemente altos. Em alguns casos, os médicos também podem solicitar exames de sangue e urina para determinar se há alguma causa subjacente da hipertensão.
Por CENTROECO 15 mai., 2023
A artrite é uma condição que afeta as articulações do corpo humano, causando dor, inchaço e rigidez. Existem diferentes tipos de artrite,...
Por CENTROECO 13 mai., 2023
Estamos mudando, desenvolvendo meios de ajudar ainda mais o nosso meio ambiente. Sabendo que a cada ano são em média 400 milhões de...
13 mai., 2023
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras e, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia (05 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) alerta que a mamografia de rastreamento, não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente (com menos de 1cm), que apresenta alto índice de recuperação se for tratado adequadamente. Nas populações que têm acesso à mamografia preventiva periódica, o número de mortes pela doença diminuiu de 15% a 45%. “A SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) recomenda que a realização anual do exame deve iniciar a partir dos 40 anos, mas nos casos em que a paciente tiver histórico familiar para câncer de mama (como mãe, pai, irmã) a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença”.
12 mai., 2023
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Porque fazer exames de rastreamento para o Câncer de mama? Detectar tumores em estágios iniciais, o que aumentam as chances de cura. Este também é o principal objetivo da campanha mundial: Outubro Rosa. Qual a idade indicada para iniciar o rastreamento para o CA de mama? O indicado, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, é 40 anos, mas se histórico familiar em irmã e mãe, positivo, indica-se iniciar dez (10) anos antes. Caso encontre alguma anormalidade, fique calma e procure um médico ginecologista ou mastologista, pois nem sempre pode ser um indicativo de câncer. Do mesmo jeito que a ausência de alterações pode passar a falsa impressão de que está tudo bem e atrasar no rastreamento dos exames, por isso recomendamos o acompanhamento com um ginecologista ou mastologista periodicamente e manter seus exames sempre em dia.
11 mai., 2023
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vem promovendo o mês de dezembro (DEZEMBRO LARANJA), para informar e conscientizar a população sobre as principais formas de prevenção do câncer de pele. Neste cenário, destacamos a Ultrassonografia Dermatológica no diagnóstico e estadiamento desta doença. As neoplasias cutâneas são as mais prevalentes no mundo e são provocadas pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os mais comuns são os carcinomas basocelular e os espinocelular. O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2020, os números de casos de câncer de pele no Brasil correspondem a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) os mais prevalentes. Os números da incidência do câncer de pele são maiores do que outros tipos de câncer como os de próstata e mama. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam a 90%.
09 mai., 2023
Quando falamos em doença vascular, o colesterol é o inimigo que logo lembramos, mas você sabe o que é realmente o colesterol? Popularmente conhecido como gordura, o colesterol desempenha diversas funções no organismo, entre elas estão a produção hormonal e a formação dos sais biliares. Pode ser ingerido dos alimentos, mas sua maior parte é produzida no próprio corpo. O colesterol se encontra no nosso corpo de duas formas principais: COLESTEROL BOM O colesterol bom ou lipoproteína de alta densidade (HDL) é aquele que auxilia na proteção cardiovascular, atuando na remoção de gordura das artérias.
07 mai., 2023
Durante a gestação são realizados diversos exames para acompanhar o desenvolvimento do bebê e diagnosticar anormalidades. Por meio destes exames é possível direcionar os melhores cuidados que a futura mãe possa ter ao longo da gravidez. A gestação é um momento de alegria, descobertas e ansiedade para a família que se prepara para receber o bebê. Uma importante parte desta preparação inclui o acompanhamento pré-natal da evolução da gestação e a realização de exames específicos procurando assegurar as melhores condições de saúde tanto da mãe quanto do feto.
01 mar., 2023
A cada ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A maioria envolve crianças de quatro a cinco anos de idade. O câncer infanto-juvenil é considerado raro e corresponde a taxa de 1% a 3% de todos os tumores malignos nas populações. Eles crescem rapidamente, são mais invasivos, respondem melhor ao tratamento e são considerados de bom prognóstico. Ainda que um sintoma suspeito não seja necessariamente proveniente de um câncer, os pais devem ficar atentos a: • Sudoração abundante sem causa aparente; • Coceira constante no corpo sem lesões na pele; • Vômitos constantes sem causa aparente; • Dores de cabeça sem motivo aparente por mais de uma semana; • Febre sem causa aparente durante mais de uma semana; • Sangramento na gengiva e/ou no nariz com frequência; • Falta de apetite por mais de uma semana; • Alterações no equilíbrio, na visão, no andar, convulsões, presença de ínguas frequentes. Nesses casos é importante procurar um médico.
23 fev., 2023
Desde o início da pandemia, em âmbito nacional, um número significativo das mulheres deixou de fazer exames preventivos para o Câncer de Mama. O alerta vem de especialistas em saúde, ao observarem o distanciamento dos pacientes das clínicas, seja para a realização dos exames ou mesmo pelo adiamento de tratamentos de câncer, receando contaminação pelo novo coronavírus. Os especialistas lembram que o diagnóstico precoce pode levar a 95% as chances de cura da doença, uma vez que possibilita a intervenção nos estágios iniciais da enfermidade. Os médicos lembram que as consequências do atraso na realização de exames diagnósticos e procedimentos oncológicos são muito graves. Sempre pensando na proteção do paciente, reforçamos que o Centroeco está tomando todas as precauções contra o coronavírus, seguindo rigorosos protocolos de higienização e cuidados durante a permanência do paciente na clínica. Também para eficiência do atendimento, além da higienização constante e uso de máscaras, o Centroeco oferece equipamentos modernos como o Mamógrafo Digital, fundamental para detecção de nódulos imperceptíveis durante o exame físico, com tecnologia que garante uma imagem de qualidade, auxiliando na efetividade e precisão dos exames.
Share by: